RUMINAGEM @ Estúdio PerFormas – Aveiro (26/09)

cone_projection3

Sexta e Sábado

Após um hiato de 2 semanas, eis que o projecto Ruminagem volta a apresentar ao vivo as esculturas sonoras criadas na residência artistica na Moagem (Fundão), mas desta feita em  Aveiro, no Estúdio PerFormas, no dia 26 de Setembro, pelas 22:00 horas. Devido ao tamanho das 4 peças originais que apresentavam dificuldades de transporte, a opção para esta performance foram o anteriormente referido “Totem”, dada a sua natureza modular e o icónico “Megacone”.  Após a sua chegada a Aveiro os 3 ruminadores prepararam ainda na noite de sexta, a disposição das peças em palco (uma situação de auditório), colocação e sequenciação das luzes e ligação de cablagem audio (prescindindo com grande sucesso de microfones em favor de elementos piezo-eléctricos). Iniciaram o sábado com testes de audio e video, encontrando situações deveras interessantes com a projecção feita ora sobre as peças ora sobre o negro da sala, criando assim um jogo de espelhos e  sombras, com a hábil manipulação por João Silva do projector, computador e camera DV. O espectáculo com uma maior componente musical decorreu com grande precisão na utilização dos materiais em palco, os sons produzidos pela manipulação fisica e digital dos 3 ruminadores trouxe uma dinamica nova e mais concentrada no discurso musical e sonoro apoioada na sua dimensão visual. Sem dúvida um amadurecimento dos pressupostos iniciais com excelentes resultados confirmados pela audiência embora em pequeno número. Aguarda-se com grande ansiedade o terceiro espectáculo, a estreia na capital, Lisboa, no Instituto Franco-Português, dia 27 de Novembro, inserido no Ciclo Granular “Imagens Projectadas” Desde  já um grande abraço e um obrigado pelo acolhimento, paciência e energia do João, Pedro e Filipe do Estúdio PerFormas, que possibilitaram este evento, um beijinho muito especial para a Telma que percorreu os perto de 200 kilómetros do Fundão até Aveiro para ver esta nova metamorfose do ruminagem, e a todo o público presente.

Anúncios

Sobre refrain

musician and sound artist, active since 1990, special interests in field recording, soundscape composition, acousmatic music, electroacoustic improvisation, radio pieces and installation. Extensive list of audio CD releases, presented his work in Portugal, Spain, France, UK, Germany and Norway. Teaches digital audio manipulation in maxmsp software and sound art practices. site: http://www.soniclandscape.org
Esta entrada foi publicada em audio sculpture, DIY experimental instruments, electronics, experimental music. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s